terça-feira, 8 de janeiro de 2008







1. Pressione os 6 butões do buzz para dar início a uma conversa

Conquistar o Buzz parece muito difícil. Mas pode ser fácil se souber em que botões deve carregar. Estes 6 temas pressionam os botões e dão início a conversas:

- O tabu (sexo, mentiras, humor de casa de banho)
- O invulgar
- O extravagante
- O hilariante
- O que é impressionante
- Os segredos (tanto mantidos como revelados)

2. Atrair os media

Como dá aos consumidores um assunto sobre o qual podem falar - tem de dar aos media um assunto sobre o qual podem escrever. O "apetite" dos media por algo digno de notícia é ligeiramente diferente do "apetite" do consumidor.
Ano após ano, as cinco histórias escritas com mais frequência são as que se seguem:

- A história do género David e Golias
- A história invulgar ou escandalosa
- A história controversa
- A história de celebridades
- O assunto escaldante nos media

Se conseguir criar uma história com qualquer um destes ângulos vai captar a atenção dos media. Crie uma história que junte dois, três ou quatro destes ângulos e tem o grande prémio!

3. Publicite para chamar a atenção (abandone o convencional... tem tudo a ver com a atenção)

Educar, informar, persuadir - acordem, não se trata disso! A menos que consiga chamar a atenção, as regras convencionais da publicidade têm os dias contados. Reinvente os meios ou crie meios. Seja ouvido ou siga o rebanho. Estes deverão ser os passos a seguir para chamar a atenção:

- Equilibre a sua dieta de media para maximizar a atenção
- Utilize os meios sem muitos anúncios para chamar a atenção
- Saia da sombra, destaque-se da sua concorrência
- Transforme os seus meios tradicionais de media em buzz para chamar a atenção

4. Escalar o Everest do Buzz

O que é o Everest do Buzz? E porquê escalá-lo?
O Everest do Buzz está a fazer história. O Everest do Buzz representa o topo do Buzz - Transformar a sua marca fazendo coisas que mais ninguém foi capaz de fazer. Chegar ao topo representa gerar centenas de novas histórias que dão início a conversas por todo o país. O Everest do Buzz está em conseguir o que 99% dos seus concorrentes nunca tentariam sequer. Escalar o Everest do Buzz é um feito que poucos tentarão, muito menos conseguirão. O Everest do Buzz é traiçoeiro - é fácil fracassar se não planear, se não tiver coragem e fé nas suas capacidades e se não fizer acompanhamento.
Mas se escalar o Everest do Buzz irá viver a maior sensação de realização e conquistar muito Buzz - para além dos seus maiores sonhos. O melhor de tudo é que a recompensa de alcançar o Everest do Buzz é enorme.

5. Descobrir a criatividade

Não há uma resposta fácil para descobrir a solução perfeita de Buzz para a situação. Mas há algumas linhas de orientação que vão ajudá-lo a encontrar essa solução. Abaixo as 7 máximas para descobrir a criatividade do Buzz:

- Seja corajoso: Exija criatividade de si próprio
- Defina o problema, abandone a estratégia
- Conheça os seus consumidores em primeira mão
- Balance o taco muitas vezes
- Dê início à competição
- Preste atenção aos nomes e às palavras
- Crie conteúdo, não anúncios

6. Controle o seu produto

Controlar o seu produto é essencial para o Buzz. É a seiva vital do Buzz. Precisa de oferecer um produto ou serviço que agrade às pessoas e que continue a agradar-lhes, que funcione da forma como elas esperam que funcione, que seja suportado por um nível apropriado de apoio. Precisa de um produto sobre o qual as pessoas falem. Sem tudo isto, não tem Buzz. Abaixo as directrizes para controlar o seu produto:

- Não ignore os seus instintos
- Ponha os seus líders na linha da frente para controlarem o seu produto
- Pesquisa, pesquisa, pesquisa
- Motive os seus colaboradores... com Buzz

(fonte: Buzz Marketing de Mark Hughes publicado por actual editora)

Posted by ... Unknown às 12:56
Categories: Labels:

Sem comentários: