quinta-feira, 10 de janeiro de 2008



1. Execução persistente

É, de caras, o vencedor. Persistência, concentração e coerência. Nós bem vimos como isto funcionou com a Amazon e também como a distracção prejudicou a AOL e outros. E, o que é ainda mais importante hoje, que os mercados parados tendem a materem-se parados. Mudar o mercado é difícil.

2. Resistência ao comprometimento

Uma vez que, hoje em dia, é possível fazer tanto em tão pouco tempo, e a entrada no mercado é fácil para os não especializados, a tentação é apontar para o meio, comprometer-se, ser tudo.

3. O que você não faz

É semelhante à número 2. Dê uma vista de olhos à página da Amazon. A partir dali, pode fazer uma pesquisa na net, pesquisar dentro do livro, encomendar o livro novo, encomendar o livro usado, etc. A tentação é fazer tudo aquilo que pode fazer (e talvez funcione com a Amazon, mas é provável que não funcione consigo). As melhores empresas da net têm noção, no seu intímo, daquilo que não fazer.

4. Deseje estar 3 passos à frente

Um passo à frente é fácil, mas um passo não é suficiente. Se estiver apenas 1 passo à frente, será arrasado antes mesmo de se lançar. 2 passos à frente é tentador. 2 passos significa que toda a gente percebe o que você quer quando se apresenta. Mas 2 passos são um problema, porque os tipos realmente espertos estão 3 passos à frente. São os pioneiros e os batedores. São aqueles que inventam a próxima geração. É mais difícil de vender, masi difícil de criar e mais difícil de fazer com que a sua sogra compreenda, mas é o que realmente vale a pena construir.

5. Fazer qualquer coisa que valha a pena

Ninguém vai adoptar os seus serviços só porque você trabalha muito para os executar. Ser um pouco melhor compensa.

6. Ligar as pessoas

O que vale a pena, em qualquer negócio on-line, é sempre ligar as pessoas umas às outras. Há quem ache que o que interessa é tecnologia, mas não é.

7. Ganhar dinheiro desde o primeiro momento

A Google sem o adwords seria inútil. Por isso, a adwords baseia-se na experiência. A Google não diz "nós fazemos isto para não perdermos negócio", diz "isto melhora mesmo o nosso serviço". Dado o baixo valor associado à criação e execução da maior parte dos serviços on-line, você não pode cobrar dinheiro se o único motivo porque o faz é lucrar. Cobrar acrescenta tensão e selectividade. Se esses 2 elementos estiverem presentes no seu serviço, está tudo estragado. Este ponto escapou aos fundadores do hotmail, por exemplo. Os anúncios tornam o hotmail pior, e não melhor. E como não pensaram em inserir apenas anúncios úteis desde o início, depois já era tarde.

8. Não depender de um grande parceiro

É claro que seria óptimo se você pudesse estar na página principal da Yahoo! todos os dias, ou integrado no blogger ou apresentando na Fox todas as noites. Mas também seria óptimo ganhar a lotaria. Isso é um desejo, não um plano.

9. Ignorar os especialistas

Se eu sou tão esperto, porque é que não vou eu gerir o seu negócio?

10. Cumprir promessas

Apesar de a net estar ali e ser real, isso não significa que as leis de negócio tenham sido suspensas para todo o sempre. E as palavras "cumprir promessas" representam o melhor daquilo que temos vindo a aprender nos últimos 400 anos. Faça o que diz que vai fazer, e o resto correrá muito melhor.

(fonte: Torne-se pequeno e pense em grande de Seth Godin, publicado por editorial presença)

Posted by ... Unknown às 13:13
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