quinta-feira, 17 de abril de 2008



Recentemente muitas pessoas têm usado uma multiplicidade de definições como "Novas regras de marketing", "marketing web 2.0", "social media marketing" e "social network marketing", todas elas interligadas.

Todos estes conceitos são diferentes e usá-los de uma forma interligada poderá criar problemas.

"social media marketing" e "social network marketing" são 2 coisas diferentes. Do ponto de vista do marketing e das Relações Públicas, ambas são componentes das novas regras de marketing e relações públicas. Por outro lado o "marketing web 2.0" é na sua essência uma frase desprovida de sentido.

Vamos tentar dar algum sentido e por ordem na casa a todas estas novas ferramentas de comunicação.

As novas regras de marketing
As antigas regras de marketing e RP estavam baseadas no facto de que se teria de comprar espaço publicitário caro ou então pedir aos meios que escrevam acerca de nós. Anteriormente ao aparecimento da web, não haviam outras formas de se fazer notado. A web mudou as regras. As novas regras de marketing e RP baseiam-se no facto de que nós próprios podemos tornear os "gatekeepers" tradicionais e publicar o nosso p´roprio conteúdo on-line na forma de websites, blogs, vídeos no youtube, fotografias, ebooks e no facto de podermos atingir os consumidores directamente.

marketing Web 2.0
Web 2.0 é a revolução nos negócios que aconteceu devido ao avanço da indústria dos computadores e passou a utilizar a internet como uma plataforma alternativa à existentes. É também a interpretação das regras que consduzem ao sucesso nesta plataforma.

Muitas pessoas pegaram nesta experssão "Web 2.0" e colaram "marketing" ou "RP" no fim para designar algo novo. O termo Web 2.0 foi criado com o intuito de caracterizar a forma como as pessoas utilizam a web e como as empresas de software deveriam passar a criar as suas aplicações webbased, por contraposição à obrigatoriedade de download para os pc´s dos utilizadores ou via os servidores dos utilizadores.

As pessoas que usam o termo "marketing Web 2.0" e "RP Web 2.0" estão a fazer uso destas frases como um agregador para descrever o "novo" e na verdade a maior parte não consegue definir exactamente o que pretendem, com a excepção de que "incluem blogs, youtube e facebook e outras coisas como essas".

Social media marketing
O termo "social media" equivale a media online com uma componente de participação ou interacção.

Uma notícia que é divulgada on-line torna-se em "social media" se possuir um local para os seus leitores comentarem a mesma notíca. Blogs, forums, Wikis, e chat rooms são todos "social media" porque incluem a componente interactiva.

O Marketing e as RP quando fazem uso dos "social media" implica a criação de conteúdos de "social media" (criando um blog, por exemplo) e participando activamente em outros "social media" (deixando comentários apropriados noutros blogs ou forums).

Social network marketing
O termo "social networking" refere-se a ferramentas online de networking e às formas como são usados para conectar grupos de pessoas na web.

Sites de "Social networking" incluem o Facebook, MySpace, LinkedIn, SecondLife, Bebo, e outros com características semelhantes. As pessoas usam estes sites para criarem uma rede de contactos e ficarem conectados com amigos e colegas e conhecerem outras pessoas com gostos semelhantes.

O uso do "social networking" para o Marketing e as RP implica a criação de profiles pessoais, criar e juntar-se a grupos e a construir aplicações para que outros as possam usar. Implica uma participação activa em diversos sites de "social networking".

(fonte: David Meerman Scott - artigo publicado no blog webink)

Posted by ... boost alpha às 11:38
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