sexta-feira, 18 de julho de 2008



1. A publicidade prevista, pessoal e relevante funciona sempre melhor que a publicidade não solicitada

2. Fazer promessas e cumpri-las é uma excelente forma de construir uma marca

3. Os melhores clientes valem muito mais que os clientes médios

4. A quota de carteira é uma medida de sucesso mais fácil, mais proveitosa e, eventualmente, mais eficaz que a quota de mercado

5. O marketing começa antes do produto ser criado.

6. A publicidade é um sintoma, uma táctica. O marketing tem que ver com muito mais do que isso.

7. Ter um preço baixo é uma excelente forma de vender um produto básico. Mas isso não é marketing, é eficácia.

8. As conversas entre as pessoas no seu mercado acontecem, quer queira, quer não. O bom marketing incentiva o tipo certo de conversas.

9. Os produtos notáveis inspiram conversas

10. O marketing é a forma como os seu pessoal atende o telefone, o design das suas facturas e a sua política de devoluções

11. Você não pode enganar toda a gente, nem durante muito tempo. Assim que o apanham em falta, as pessoas falam sobre a experiência.

12. Se estiver a fazer marketing na perspectiva de um orçamento anual mais ou menos estático, está a ver o marketing como uma despesa. Os bons marketers percebem que o marketing é um investimento.

13. As pessoas não compram aquilo que precisam. Compram aquilo que querem.

14. Não é você que manda. E os seus potenciais clientes não querem saber de si.

15. O que as pessoas querem são bónus extra, emocionais, que obtêm quando compram algo que adoram.

16. O marketing B2B é simplesmente marketing para consumidores que, por acaso, têm uma empresa a pagar por aquilo que eles compram.

17. As formas tradicionais de interromper consumidores (anúncios na televisão, spam, feiras, bancas) estão a perder a sua rentabilidade. Ao mesmo tempo, as novas formas de disseminar ideias (blogues, informações RSS baseadas na permissão, clubes de consumidores e fãs) estão a dar provas rápidas do seu bom funcionamento.

18. Pessoas em todo o mundo, e de todos os estratos económicos, respondem ao marketing que promoete e satisfaz vontades humanas básicas.

19. Os bons marketers contam uma história.

20. As pessoas são egoístas, preguiçosas, desinformadas e impacientes. Parta desse pressuposto e ficará agradavelmente surpreendido com o que encontra.

21. O marketing que funciona é o marketing em que as pessoas resolvem reparar.

22. Uma história eficaz está em sintonia com a visão global das pessoas a quem está a contar uma história.

23. Escolha os seus clientes. Ponha de parte aqueles que enfraquecem a sua capacidade de contar a história certa aos outros.

24. Um produto pensado para toda a gente raramente atinge quem quer que seja.

25. Viver e respirar uma história autêntica é a melhor forma de sobreviver num mundo rico em conversas.

26. Os marketers são também responsáveis pelos efeitos causados nos seus produtos.

27. Recordar ao consumidor uma história que ele já sabe e em que acredita é um atalho poderoso.

28. O bom marketer pondera.

29. O marketing não é uma emergência. É um exerc´cicio planeado e pensado que começou há muito tempo e só acaba quando você acabar o seu trabalho.

30. Um cliente desiludido vale tanto como dez clientes encantados.

(fonte: Torne-se pequeno e pense em grande por Seth Godin publicado por Editorial presença)

Posted by ... Unknown às 16:36
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1 comentário:

Anónimo disse...

Seth Godin é rei!