sexta-feira, 24 de outubro de 2008




O mundo do comércio eletrónico está em ebulição. A explosão da web 2.0 abriu novas frentes e possibilidades. Algumas dessas novas tecnologias não passam de modas, outras, vieram para ficar e merecem a nossa atenção.

Tendência Nº 1 - A VOZ no comércio eletrónico.
Qualquer vendedor sabe que uma ligação vale mais do que um clique. A tecnologia da voz na internet já permite que o vendedor estabeleça um contato 1-a-1 com o cliente potencial ao vivo ao telefone enquanto o mesmo visita o web site da empresa. Algumas estudos apontam que o contato ao vivo enquanto acontece a visita ao web site aumenta em 10 vezes o número de compras na web.

Tendência Nº 2 - Feed Marketing.
Sabe o que é RSS? RSS é uma fantástica tecnologia que permite que as pessoas recebam conteúdo que interessa nas suas caixas postais eletrónicas; seja conteúdo escrito, áudio e até video. Já existem algumas operações de comércio eletrónico que permitem que os seus clientes façam assinaturas de Conteúdo RSS, inclusive Cupom RSS onde ofertas personalizadas são remetidas através dessa tecnologia.

Tendência Nº 3 - O Email Marketing vai sobreviver.
A era do spam vai passar, o número de spams será drasticamente reduzido. As ferramentas anti-spam vão vencer essa guerra. Muito provavelmente, o resultado final será a cobrança de um "selo virtual" que garante a entrega dos e-mails.

Tendência Nº 4 - A Robótica do Marketing.
O Ser Humano não vai dar conta do recado. A quantidade de possibilidades e cruzamentos de informações relevantes será muita coisa para o ser humano gerir. Softwares-robôs irão aprender os hábitos dos consumidores e criar as ofertas relevantes que a empresa precisa criar para aumentas as vendas e reter os seus clientes. Alguns robôs já existem, novos e mais sofisticados estão prestes a nascer mais sofisticados e eficazes.

Tendência Nº 5 - Stereo Marketing.
O instituto de pesquisas eMarketer aponta que o actual consumidor é um multimidia inveterado. Enquanto lê emails, escuta músicas em MP3, conversa no messenger, assiste videos no YouTube. O Marketing do seu comércio eletrónico deve seguir essa tendência para não perder oportunidades de se relacionar com o seu Cliente. Programa de Rádio, Programa de Vídeo, Programa de Textos, o marketing da sua empresa pode ser a mídia, e mudar a história do marketing da sua indústria.

Tendência Nº 6 - Blog Marketing.
Blogs vieram para ficar. Alguns são fantásticos e são mais visitados do que os tradicionais portais de notícias da web. Os blogs não estão a afectar apenas o mundo do jornalismo, mas o universo do comércio, uma vez que milhões de pessoas estão a formar as suas opiniões baseadas na opinião de milhares de bloggers.

(fonte: ikedarevolution)

Posted by ... boost alpha às 11:33
Categories: Labels:

2 comentários:

Sylvio R. disse...

Interessante artigo. Algumas tendências parecem estar muito mais distantes que outras, mas creio nelas.

Não posso deixar de comentar sem expressar minha raiva por e-mail marketing. Simplesmente odeio! E em 90% dos casos é inútil, irrelevante e mal utilizado.

Boost! disse...

O e-mail marketing ainda está muito poluído pelo fenómeno spam. Já ouvi um rumor que o spam está prestes a desaparecer (parece-me difícil) e se e quando isso acontecer, o e-mail marketing ganha uma nova dimensão, espero eu.
Francamente não gosto de e-mail marketing, nem sequer de mobile marketiong ou sms marketing. Acho que é uma intromissão na nossa vida e na maior parte dos casos reflecte-se muito negativamente na marca que opta por tal, no entanto, em termos estritamente económicos tem muitas vantagens. Ainda estamos no início. Muita coisa se irá passar e as tecnologia está em franca evolução.