segunda-feira, 17 de novembro de 2008




Antes do Euro, o dinheiro holandês era o mais bonito do mundo. Uma nova moeda de 5 Euros, foi desenhada pelo artista e arquiteto Stani Michiels, e constitui-se como uma digna sucessora de uma grande tradição.

Michiels ganhou um concurso promovido pelo Ministério das Finanças holandês para projectar uma moeda com o tema dos "Os Países Baixos e Arquitectura".

"Abordei o tema« Arquitectura e Holanda 'a partir de dois pontos de vista ", diz ele no seu blog. "De um lado uma homenagem à rica história e arquitetura holandesa, do outro lado, a arquitectura contemporânea Holandesa de qualidade. Estes formam também os dois lados da minha moeda. Tradicionalmente parte da frente da moeda tem de retratar a rainha, enquanto a traseira exibe o valor da moeda ".

Para a frente da medalha, Michiels listou os nomes de destacados arquitectos Holandeses de acordo com a forma como eles ganharam muitos hits na internet: "Claro que essa ordem muda ao longo do tempo. Apenas os primeiros 109 arquitectos foram contemplados por forma a fazer o padrão na partede trás da moeda".



Usando diferentes pesos de uma fonte monoline que ele criou especialmente para este projecto, Michiels organizou os nomes para criar um retrato da rainha holandesa.
No verso, Michiels referenciou o número elevado de livros de arquitetura publicados recentemente, organizando diferentes tamanhos livros em torno do bordo da moeda, para que o espaço na parte de cima faça o esboço de um mapa da Holanda. "Os livros estão em ascensão para o centro tal como edifícios. Através da sua cuidadosa colocação eles combinam-se para delinear a Holanda, enquanto que as silhuetas dos pássaros sugerem a todas as capitais de províncias.

(fonte: Creative review)

Posted by ... Unknown às 12:32
Categories: Labels:

Sem comentários: