Uma boa estratégia de posicionamento de Branding compreende 3 componentes básicos:
1. A definição do mercado alvo que se pretende atingir
2. A definição da área de negócio em que uma empresa se enquadra e a insdústria ou categoria em que compete com os seus adversários.
3. Uma declaração de diferenciação e benefícios chave intrínsecos a uma empresa.
A linguagem utilizada para sustentar uma boa estratégia de posicionamento de Branding, assume este formato: Para (mercado-alvo), a marca X é (definição do negócio) que lhe proporciona (descrever as vantagens diferenciais e os benefícios-chave).
Para definir cada componente que compõem o posicionamento de uma forma completa e clara, deverão ser respondidas algumas questões como:
Questões relacionadas com o segmento alvo:
• Será que os clientes que procuramos se reconhecem a si mesmos como parte do mercado alvo?
• Será que o público-alvo é simultanemante identificável e atingível?
• Estão claras as razões que levam o público-alvo a interessarem-se pelas características que nos distiguem da concorrência?
• Se ainda não tínhamos tentado atingir este público-alvo, porque é que o queremos fazer agora?
Questões relacionadas com o negócio:
• Qual é a categoria, indústria ou a´rea de negócio na qual competimos?
• Como é que isto foi evoluindo ao longo dos tempos?
• O negócio em que estamos envolvidos é dirigido para canais fechados ou canais abertos?
• Será que o mercado valorizará e acreditará na nossa participação nesta área de negócio?
Questões relacionadas com as vantagens diferenciais:
• Os benefícios-chave são de facto importantes para os nossos clientes?
• Conseguimos concretizar estes benefícios?
• Conseguimos manter esta vantagem diferencial ao longo do tempo?
• Será que esta vantagem diferencial é sustentada e visível quando competimos com os nossos concorrentes?
Os princípios que gerem o Brand Positioning
1. Um posicionamento de Branding deveria ser revisto todos os 3 ou 5 anos, ou quantas vezes forem necessárias para actualizar a estratégia de crescimento a seguir por uma empresa.
2. O posicionamento deveria guiar todas as estratégias de marca de uma empresa, assim como as expectativas de retorno e lucro de uma empresa.
3. A implementação de uma estratégia de posicionamento de uma marca deverá ser da responsabilidade da gestão de topo de uma empresa.
4. Os empregados, e não as pessoas da publicidade, é que têm a capacidade de materializar o posicionamento de uma marca.
5. Um posicionamento de marca forte está orientado para os clientes e de acordo com as percepções destes em relação à marca.
(Fonte: Scott M. Davis, Brand Asset Management: Driving Profitable Growth Through Your Brands)
quarta-feira, 14 de maio de 2008
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