terça-feira, 7 de outubro de 2008



O Endomarketing é uma resposta adequada a uma situação internacional de mercado que conhecemos bem: a globalização.

Hoje o objetivo da empresa é criar e levar até o consumidor um produto ou serviço cuja qualidade responda às suas necessidades, desejos e expectativas.

Há duas maneiras de se obter uma vantagem competitiva:
- fazer melhor do que os outros ou;
- fazer algo diferente dos outros.

A estratégia para se obter um produto diferenciado reside na capacidade de adequar o produto à percepção do cliente, e é aqui que o Endomarketing entra.

O Endomarketing é um conjunto de acções de marketing para o público interno - funcionários - das empresas e organizações. É um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura de marketing da empresa ou organização que visa acção-para-o-mercado.

O seu objetivo é facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações e assim integrar a noção de "cliente" nos processos internos da estrutura organizacional proporcionando uma melhoria na qualidade de produtos e serviços com produtividade pessoal e processual.

Por outras palavras, o Endomarketing existe para atrair e reter o cliente interno com a função de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo os seus clientes externos.

Duas linhas de acção conduzem este processo: a atitude e a comunicação. A atitude visa dar ao funcionário consciência da importância estratégica de um serviço orientado para atender os clientes. Inclui o envolvimento, o comprometimento, a valorização e qualificação do funcionário (todos os funcionários, desde o recepcionista até ao presidente) para que ele possa assumir responsabilidades e tomar iniciativas.

A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir as suas tarefas com eficiência. Todos devem saber o que a empresa produz e as suas rotinas de serviços. Assim os funcionários conhecerão a empresa (saberão o porquê de fazer e para quem fazer) e poderão "vender" a empresa para o cliente externo. Unindo a linha de comunicação e atitude, faz-se o Endomarketing.

Podemos ver que o Endomarketing é de capital importância para uma empresa, sendo os seus funcionários informadores e divulgadores em potencial dentro da organização. Uma informação errada dada a um cliente ou uma imagem negativa passada pela organização podem comprometer o desenvolvimento de todo um projecto.

Fonte: Prof. Cristiane Akemi Iderika (Mackenzie)
Artigo publicado em http://www.jrmack.com.br/Endomarketing.htm (capturado em Ago/2000)

Posted by ... Unknown às 13:10
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