Brand (marca)
Um símbolo, associação, nome ou marca única e identificável que permite diferenciar produtos e serviços concorrentes. É um gatilho, quer físico, quer emocional que permite construir uma relação entre consumidores e o produto ou o serviço
Brand Attributes
Associações funcionais ou emocionais de uma marca criadas pelos seus consumidores ou "prospects". Os atributos da marca poderão ser positivos ou negativos e poderão ter vários níveis de relevância e de importância conforme os diferentes grupos alvo a que se dirigem.
Brand Audit
Uma auditoria coerente e sistemática de todos os efeitos colaterais (tangíveis e intangíveis) relacionados com uma determinada marca.
Brand Awareness
A percentagem de potenciais clientes capazes de se lembrarem de uma determinada marca. É a consciência por parte de um consumidor da existência e da disponibilidade de um produto específico. A Brand Awareness é uma medida normalmente utilizada para avaliar a eficácia de uma comunicação de marketing.
Brand Equity
O valor - tangível e intangível - que uma marca poderá acrescentar a um produto ou serviço.
Brand Essence
A característica base que define uma marca.
Brand Expansion
A exposição de uma marca em relação a uma mercado de consumidores, a um mercado geográfico ou a um canal de distribuição mais alargado.
Brand Extension
A aplicação de uma marca a outros produtos ou a outras categorias para além daqueles que foram definidos como os iniciais. Esta realidade torna-se possível quando os atributos e a imagem de uma marca sobrepõem-se aos produtos ou serviços aos quais está associada.
Brand Identity
Um conjunto de associações a uma determinada marca que o estratega da marca pretende atingir ou manter. Estas associações espelham tudo aquilo que a marca representa e por isso implica uma promessa a todos os seus consumidores. É importante reter que uma identidade de marca está relacionada com o seu objectivo estratégico enquanto marca, enquando a imagem de uma marca (Brand Image) é o que realmente reside na mente dos consumidores.
Brand Image
Um conjunto único de associações na mente dos consumidores representativas do que a marca realmente representa e as implicações das correspondentes promessas para os consumidores.
Brand Loyalty
O poder de preferir uma marca em detrimento das outras. Normalmente é medido através da frequência de consumo e na percepção do preço.
Brand Management
O processo de gerir as marcas detidas por uma determinada organização com o intuito de aumentar a longo prazo a sua Brand Equity. Poderá ser também a pessoa ou o grupo de pessoas responsável por criar as identidades das marcas, alinhando-as de acordo com a sua eficácia, assegurando que as suas estratégias não estejam comprometidas por acções tácticas e desenhando planos apropriados para situações de crise.
Brand Personality
Imagem de marca ou identidade expressa em características humanas.
Brand Positioning
O espaço que uma marca é suposta ocupar num determinado mercado; uma parte da identificação de uma marca que é activamente comunicado de forma a destacar-se da sua concorrência.
Brand Positioning Statement
Um "statement" capaz de descrever o espaço que uma marca deve ocupar na mente dos seus clientes potenciais. Incide nas características que destaca uma marca dos seus concorrentes.
Brand Power
A medição da capacidade que uma marca tem para dominar a sua categoria.
Brand Relevance
O alinhamento de uma marca - os seus atributos, identidade e personalidade com as necessidades e desejos básicos do grupo-alvo a que se destina.
Brand Slogan/Tagline
Uma fase facilmente reconhecível e memorizável que normalmente acompanha o nome de uma marca. Uma ajuda para memorizar e reforçar a força de uma marca. Por ex. Nike - "Just do it".
Brand Strategy
A estratégia e a táctica usados por uma organização com o intuito de gerar Brand Equity.
Brand Value
O retorno financeiro que resulta do facto de uma marca ter clientes fiéis que estão dispostos a pagar mais por isso.
Brand Value Proposition
Os benefícios funcionais e emocionais de uma marca traduzidos em valor para os seus clientes. Proporciona os argumentos para escolher uma marca em detrimento de outras.
terça-feira, 27 de novembro de 2007
Posted by ...
Unknown
às
15:29
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